Muitos jogadores brasileiros já experimentaram ou ouviram falar de jogos assimétricos desde os anos 1980, sem nem perceber. Por exemplo, o Interpol, lançado pela Grow, é um exemplo clássico de jogo assimétrico. Nele, um dos jogadores desempenha o papel do criminoso Mister X, enquanto os outros se unem para persegui-lo pelas ruas de Londres. Os movimentos de Mister X são secretos, o que adiciona emoção à partida e pode surpreender os investigadores.
A ideia de jogos assimétricos envolve a diversidade de habilidades entre os jogadores, o que proporciona uma alta rejogabilidade. Cada partida se torna única, oferecendo uma sensação de novidade cada vez que você joga.
A partida pode girar em torno de uma perseguição, sendo que a maioria pode estar fugindo de um atacante – digamos, um personagem sobrenatural, que não se detém diante de uma parede e pode aparecer na mesma sala que você de surpresa!
Vamos conhecer alguns exemplos de jogos assimétricos que merecem estar na sua coleção.
Mind MGMT: O "Jogo" de Espionagem Psíquica
Editora: Galápagos
Número de jogadores: 1 a 5
Tempo de jogo: cerca de 60 minutos
Faixa etária: acima de 13 anos
O jogo que mais se parece com o exemplo acima dessa lista. Mas não se deixe enganar, pois Mind MGMT é muito mais complexo do que o antigo Interpol. Um jogador assume o papel do Mind MGMT e tenta trazer novos recrutas para seu grupo enquanto agentes renegados trabalham em conjunto para deter os planos malignos da organização.
Terra Nova
Editora: Grok Games
Número de jogadores: 2 a 4
Tempo de jogo: cerca de 60 minutos
Faixa etária: acima de 12 anos
Reimplementação simplificada do clássico Terra Mystica, desenvolvida para permitir que jogadores novatos tenham a oportunidade de jogar como os mais experientes. Controle uma das dez facções disponíveis na caixa em uma disputa por território e mais pontos!
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Revive
Editora: Across the Board
Número de jogadores: 1 a 4
Tempo de jogo: cerca de 90 minutos
Faixa etária: acima de 14 anos
Com seis tribos para serem escolhidas entre os jogadores, Revive permite várias combinações e partidas únicas. Cada tribo possui um baralho específico cujos efeitos dependem de onde as cartas são jogadas.