Eurogame ou Amerigame

Texto alternativo para a imagem

Eurogame ou Amerigame: qual é o melhor?

Quem está começando no hobby dos boardgames pode se confundir com várias das expressões e palavras usadas pelos jogadores mais veteranos. Termos como “analysis paralysis”, “alpha player” e “regras da casa” podem parecer estranhos a princípio.

 

Pensando nisso, vamos falar sobre dois estilos de jogo que dividem opiniões e possuem seus adeptos: eurogames e amerigames.

 

Mas o que é isso?

 

Eurogames: Estratégia e Baixa Dependência de Sorte

Eurogames, diferentemente do que o nome possa sugerir, não são (obrigatoriamente) jogos criados por designers europeus ou ambientados na Europa. Eles representam um estilo de jogos que se originou na Alemanha por volta da década de 1960. Características dos eurogames incluem pouca ou nenhuma interação direta entre os jogadores, baixa dependência de sorte, alta estratégia e muitos cubinhos de madeira.

 

“Block” é uma expressão comum no mundo dos boardgames e aparece frequentemente em partidas de eurogames. Mesmo sem embate direto entre os participantes, é possível atrapalhar a estratégia dos outros selecionando recursos que os impedirão de avançar e conquistar os objetivos antes de você!

 

Entre os maiores exemplos de eurogames estão clássicos absolutos e obrigatórios em qualquer coleção, como Catan, Carcassonne, Azul, Terraforming Mars e Wingspan. Todos esses jogos e muitos mais você encontra aqui, na Expresso Boardgames!

 

Amerigames: Interação e Conflitos Constantes

Do outro lado do ringue, temos os amerigames! Aqui, a interação e os conflitos são constantes. Estes jogos têm alta dependência de sorte e uso intensivo de dados. Em vez de cubinhos de madeira, os amerigames utilizam miniaturas detalhadas, que muitas vezes se tornam itens de colecionador. Algumas pessoas até se especializam em pintá-las, dando um charme extra aos jogos e tornando cada caixa única.

 

Os amerigames são conhecidos pela eliminação de jogadores. Um exemplo claro é King of Tokyo, em que monstros competem para ver quem será o mais poderoso na cidade japonesa. Esse elemento também está presente na franquia Zombicide. Aqui, todos devem combater juntos a ameaça dos zumbis. Se um jogador é eliminado, todo o grupo perde.

 

Continue acompanhando todas as novidades que lançamos aqui e comente abaixo qual é o seu estilo favorito! Queremos saber se você prefere a estratégia dos eurogames ou a ação dos amerigames.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

OIDGAMES ACESSORIOS E SUPRIMENTOS DE INFORMATICA LTDA - CNPJ: 37.758.361/0001-01 © Todos os direitos reservados. 2024